sábado, 2 de junho de 2012

E... chegou o fim


"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência."
Edward Said

Caros leitores,
É com tristeza que escrevo esta publicação. Sim… são saudades que já fazem pesar o peito. Foram quatro “curtos” anos de licenciatura e três curtos meses de estágio na MCA- Segurança Alimentar.
Acabou mais uma fase da minha vida, de estudante e estagiária…
Parece que ainda foi ontem que vim a Beja fazer a inscrição no II Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental (e fui confundida com uma administrativa), mas daqui a duas semanas despeço-me da cidade Pax Julia. Mas não para sempre, voltarei brevemente a esta cidade que me acolheu de braços abertos!

Quando me iniciei na aventura na MCA – Segurança Alimentar vinha já com algumas expetativas, quer pelo estágio passado na Unidade de Saúde Pública do Seixal, quer por experiência de uma colega do I Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental que também estagiou nesta empresa de prestação de serviços. Como tal, fez com que estivesse pronta para me lançar de unhas e garras para mais uma aventura.
Dizer que já passaram 61 dias desde o seu início, parece que passou muito tempo. Mas do parecer ao ser, vai uma grande distância. Ontem esses dias acabaram, foi num ápice que este dia chegou.

Porque o que é bom acaba depressa… Venho prestar os meus agradecimentos.

Estes quatro anos não aconteciam se não tivesse tido o apoio da minha família, não tenho palavras para agradecer o suficiente tudo o que têm feito por mim. Apenas espero não vos ter desapontado e que tenham orgulho de mim. Agradeço ainda a todas as pessoas que passaram e ficaram comigo nesta etapa, pelas gargalhadas e tristezas, pelos jantares/saídas e estudo/trabalho, amizade e amor. O meu muito obrigado!

Expresso um agradecimento especial ao docente da unidade curricular Estágio IV e a todos os outros docentes.

Ao longo destes 61 dias, tive o privilégio de estagiar lado a lado com pessoas muito competentes, de várias idades, experiências vividas, posturas e métodos de trabalho. Por isso, prezo o meu sincero agradecimento, a toda a família MCA – Segurança Alimentar, pelo apoio, disponibilidade e simpatia que me demonstraram nesta minha aventura.

Em especial agradeço à Engª Alimentar, Teresa Coutinho, aos Sr.s Manuel Oliveira e José Canilhas, que contribuíram para: a consolidação dos meus conhecimentos, a ganhar autonomia e contornar situações do dia-a-dia. Todo este ensinamento foi, essencialmente, através das suas disponibilidades, forças, paciência, interesse e experiências. Agradeço ainda a possibilidade e autonomia de intervenção nas auditorias, quer na verificação de condições, quer na comunicação/interação com os clientes.

Não posso despedir-me sem deixar um agradecimento às minhas colegas de estágio, alegrias e aprendizagem, Inês Viriato e Nélia Raposo.

Reconheço que todas as experiências vividas ao longo destes meses, foram bastante enriquecedoras e contribuíram para o meu crescimento quer como TSA quer como pessoa. Pois, houve sempre algo que me despertou mais interesse ou impressionou.

É com muito orgulho que me despeço dos profissionais com quem trabalhei durante estes três meses de estágio, decerto que não me irei esquecer. 
Como dizia Fernando Pessoa: "Pedras no caminho? Guardo-as, pois um dia irei construir um castelo", essas pedras são o ensinamento que as pessoas com quem convivi me deram. Cada uma à sua maneira, contribuiu para que seja melhor profissional e melhor pessoa. A eles o meu Muito Obrigada!

Neste momento, os 61 dias chegam ao fim, é assim que me despeço de mais uma etapa da minha vida, com saudade. Mas, não irei dizer adeus, apenas…

… Até uma próxima!




       Ana Martinez, Junho 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário