quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Caros leitores,
Ontem, dia 21 de Março, celebrou-se, para além o Início da Primavera, o Dia Mundial da Floresta e da Árvore. Este dia é uma homenagem que a população mundial dá a este ser e habitat.

Sabia que…
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

“Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.
A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.”
Quercus, 2011


“Ao proteger as árvores, estamos protegendo a nós mesmos, pois elas são fonte de vida.
Elas garantem o equilíbrio ecológico da natureza – regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas dos rios. Por isso, é muito importante a preservação das matas para mantermos o sistema ecológico do planeta.
Além das vantagens de se preservar as árvores por causa da ecologia, existem benefícios econômicos, pois há vários produtos feitos a partir de uma árvore, como: madeira para construção e móveis, papel, carvão, óleos, remédios, perfumes, mel, flores e frutas.”
Educa Já, 2007

E como salvar as árvores e as florestas? 
Uma das formes é usar menos papel, mas não só. Tente adotar algumas destas dicas: 
  • Escrever nos dois lados de cada folha de papel e tentar usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando terminar de o usar;
  • Colocar um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e utilizá-lo ao invés de guardanapos de papel;
  • Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido;
  • Quando comprar papel veja se este é reciclado. Ou seja, esse papel ele foi feito com outro já usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Ou ainda, compre 100% papel “tree-free” (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;
  • Não compre nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção.
Pela Constituição da República Portuguesa (art.º 66º), todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
Por isso, fique de atento ao que se passa em seu redor, tome atitudes altruístas e ajude a natureza a triunfar/superar os caprichos do Homem nos dias de hoje e amanhã.

Até breve!

Fontes:
Constituição República Portuguesa. Consultado a 21 de Março de 2012. Disponível em: www.parlamento.pt/Legislacao/Documents/constpt2005.pdf
Quercus – Dia da Floresta Autóctone. Consultado a 22 de Março de 2012. Disponível em: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=1805

Educa Já - Datas comemorativas – DIA DA ÁRVORE. Consultado a 21 de Março de 2012. Disponível em: http://educaja.com.br/2007/09/datas-comemorativas-dia-da-arvore-5.html


Publicação efetuada sobre novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário