Bom dia caros leitores,
Sendo a MCA uma empresa que presta serviços, uma das suas preocupações são os seu clientes. Portanto, a equipa da MCA é uma equipa multidisciplinar de bons profissionais. Profissionais que sabem o que falam e fazem, sendo ainda bastante sociais.
Um dos serviços prestados, e por mim realizado ao longo do estágio, insere-se na área da Segurança Alimentar, mais propriamente a implementação e controlo da aplicação do Plano HACCP. O processo de prestação de Serviço de SHA pela MCA compreende as etapas:
Mais especificamente:
Um dos serviços prestados, e por mim realizado ao longo do estágio, insere-se na área da Segurança Alimentar, mais propriamente a implementação e controlo da aplicação do Plano HACCP. O processo de prestação de Serviço de SHA pela MCA compreende as etapas:
Mais especificamente:
- Conhecer o cliente/empresa -> tipo de estabelecimento, os equipamentos e materiais, entre outros;
- Elaboração do Plano HACCP* -> identificação do estabelecimento, pré-requisitos, plano HACCP, sistema de monitorização e planeamento de verificação;
- Auditoria periódicas de manutenção do plano HACCP** -> uso de uma checklist*** elaborada pela MCA para verificação de possíveis anomalias, realização de testes microbiológicos realizados às superfícies (mãos operadores, bancadas, utensílios e equipamentos, p. ex.), recolha de géneros alimentares ou pratos confecionados e, ainda, testes da qualidade do óleo de fritura (se este se encontra bom, razoável ou mau).
O Plano HACCP, por parte da MCA, tem também em conta:
- Identificação dos alimentos/pratos confecionados que representem perigo;
- Verificação detalhada dos processos utilizados na preparação de alimentos e elaboração dos pratos para identificação dos Pontos Críticos de Controlo – PCCs;
- Estabelecer métodos de controlo e instaurar procedimentos de rotina, a fim de verificar se os controlos são efetivamente efetuados;
- Instaurar processos simples de verificação de PCCs.
* No plano HACCP, estão também anexados fichas de controlo de fornecedores, planos de limpeza, cartazes informativos e livros de registo de PCC's.
** Nem tudo se encontra nas condições que se gostaria de encontrar, portanto o papel do Técnico de Segurança Alimentar é dar conhecimento dessas ocorrências com o propósito de resolver ou melhorar o mais possível, evitando danos para a Saúde Pública. Neste sentido, no final da auditoria de Segurança Alimentar é preenchida na checklist os pontos a melhorar, se for o caso, e entregue ao cliente no momento, assim como o resultado do teste efetuado ao óleo de fritura. Tal acontece, pois a MCA primazia o contato pessoal com o cliente, tornando o esclarecimento de possíveis dúvidas mais eficiente.
Apenas são enviados, posteriormente, os relatórios dos testes microbiológicos, pois estes necessitam de ser incubados durante 24h para que seja possível a sua leitura.
*** Os pontos a verificar com a checklist são:
- A higiene das instalações, equipamentos, do pessoal e veículos de transporte;
- As instalações e equipamentos, existência dos equipamentos necessários, adequação/Lay-out e o estado de conservação;
- A conservação de alimentos, armazenagem/acondicionamento, contaminações cruzadas, temperaturas de conservação e rotulagem/validades.
Até Já!
Texto elaborado com novo acordo ortográfico
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